sábado, 27 de junho de 2009

Atitude Tantrica - é a Não-Atitude


Atitude Tantrica:
A primeira coisa: não se trata de uma atitude, porque Tantra vê a vida com visão total. Não é uma atitude para ver a vida. Não possui conceitos, não é uma filosofia. Não é, sequer, uma religião, não tem teologias. Não acredita em palavras, em teoria, doutrinas. Quer ver a vida sem filosofia, sem qualquer teoria, sem qualquer teologia. Quer ver a vida como ela é, sem colocar mente de permeio, porque isso causaria distorção. A mente projeta, a mente mescla, e, então, já não podes distinguir aquilo que é.
Tantra evita a mente e encara a vida face a face, jamais pensando: "isto é bom", "isto mau"; porém, e simplesmente, encarando-a como ela é. Por isso é difícil dizer que Tantra é uma atitude - na verdade, é uma não-atitude.
A segunda coisa a lembrar é que o Tantra é um grande repetidor do "sim", diz "sim" a tudo. Nada há que se pareça com o "não" em seu vocabulário; nada que seja negação. Nunca diz "não" a coisa alguma, porque como o "não" se inicia a luta, com o "não" tu te tornas o Ego. No momento em que dizes "não" a qualquer coisa, tornas-te já o Ego. Um conflito surgiu e, agora, estás em guerra.
Tantra ama, e ama incondicionalmente. Nunca diz "não" a nada, seja o que for, porque tudo faz parte do todo e tudo tem seu lugar próprio no Todo; e o Todo só poderá existir quando nada lhe falte./ Osho - Tantra - A Suprema Compreensão

Um comentário: